A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, promove uma mostra bibliográfica relativa ao centenário do nascimento de Dias de Melo, a 8 de abril, na Sala de Leitura.
José Dias de Melo (1925-2008) foi um poeta, ficcionista e jornalista açoriano. Nascido no Pico, estudou na Horta, onde foi um dos fundadores da Associação Cultural Académica (1944) e completou o curso do Magistério Primário (1949).
Fixou-se em Ponta Delgada (São Miguel), onde lecionou no ensino primário e, depois, no preparatório, nível em que também lecionou na Cova da Piedade, em Almada (1976-1977) e nas Lajes do Pico, na Ilha do Pico (1978-1979).
Estreou-se na imprensa do Faial em 1942, colaborou em quase todos os jornais de S. Miguel, e em jornais nacionais como o Diário de Notícias e o Diário de Lisboa.
Os seus temas centrais são o mar, a epopeia dos baleeiros e o quotidiano do povo. A sua obra constitui um válido levantamento etnográfico sobre o arquipélago dos Açores.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no seguinte endereço eletrónico: