No próximo domingo, 27 de abril, às 21h00, o Museu Carlos Machado acolhe mais uma edição do ciclo Clássicos no Museu, que desta vez apresenta a ante-estreia do filme musical "O Mistério do Arquipélago Flutuante", da autoria de Zeca Medeiros. A sessão decorrerá no Núcleo de Arte Sacra – Igreja do Colégio dos Jesuítas.
Esta produção da Palco de Ilusões, em parceria com a Quadrivium - Associação Artística, conta com música, argumento e realização do próprio Zeca Medeiros. O filme nasceu do imaginário onírico do autor e representa um projeto de resiliência que começou a ser idealizado em 2019, antes dos cenários de pandemia e guerras que marcam os nossos dias. A obra traz uma forte mensagem de paz e esperança em tempos de incertezas.
O guião original foi sendo adaptado mediante as condições de produção e outras circunstâncias ao longo dos anos. Após uma desafiadora busca de financiamento durante a pandemia, quando qualquer iniciativa se tornava incerta, a produção conseguiu iniciar as filmagens em agosto de 2022.
No elenco, destacam-se as interpretações de David Medeiros no papel de protagonista, juntamente com Pilar Silvestre, Filipa Gomes, Luísa Alves, Filipa Pais e o próprio Zeca Medeiros. A direção de fotografia e edição ficou a cargo de Francisco Rosas, com som de Tiago Rosas.
A Quadrivium não só acolheu a produção em dois extensos períodos de filmagens no seu armazém 8, como também promove agora a ante-estreia da obra, integrando-a na iniciativa mensal Clássicos no Museu. O projeto contou com o apoio financeiro da SPA, Direção Regional da Cultura e Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Como refere o próprio Zeca Medeiros na sinopse do filme, em tempos de estranhas incertezas, o registo otimista desta obra pretende ser uma mensagem de esperança para o país e para o mundo.
A entrada é gratuita, limitada à lotação da sala.