Nos meses de maio e junho, a mostra “Documento do mês”, promovida pela BPARLSR, será dedicada ao tema A Flora Açoriana de José Agostinho, apresentada na sala de arquivo desta instituição.
José Agostinho foi um estudioso apaixonado das mais variadas áreas de conhecimento, cujo arquivo pessoal temos, afortunadamente, à nossa guarda. Em particular, destacamos um documento sem título, datilografado em inglês, que descreve os diferentes tipos de paisagem que se podem observar nos Açores, e a vegetação que ocorre em cada um deles: os líquenes e musgos dos mistérios, as plantas herbáceas que crescem junto ao mar, e as ervas e arbustos que se observam nas zonas altas.
A pequena exposição que acompanha este documento inclui também notas, listas de plantas, desenhos e exemplares de herbário, fruto do trabalho de campo deste ilustre cientista terceirense. Estes documentos não dizem respeito apenas à flora endémica, mas também às espécies invasoras, e a todos os espécimes vegetais que José Agostinho observava nas suas pesquisas.
Quem conhece os Açores, sabe que estas ilhas são palco de uma grande exuberância vegetal, sobretudo a partir destes dois últimos meses de primavera. Venha conhecer um pouco do que o arquivo de José Agostinho tem a oferecer no que respeita ao estudo desta diversidade e abundância.