A BPARLSR em parceria com Observatório do Ambiente dos Açores, Centro de Ciência de Angra do Heroísmo, promove o projeto "Mosca da fruta: arte & ciência", com referência M3.4.B/ORG EVENTOS DCT/2024/006ED.2, que recebeu financiamento da Direção Regional da Ciência, Inovação e Desenvolvimento, através do Sistema de Incentivo PROSCIENTIA.
No dia 5 de agosto, pelas 14h00, na Oficina dos Sentidos, no âmbito do projeto realiza-se a oficina Corrida Genética - uma aventura com ADN de mosca-da-fruta, a atividade destina-se a jovens a partir dos 15 anos.
O workshop será dinamizado por Carlos Leal (Centro de Ciência de Angra do Heroísmo) e Isabel R. Amorim (CE3C - Universidade dos Açores).
A terceirense Maria Ramos realizou inúmeros trabalhos de genética recorrendo à mosca-da-fruta. Nesta atividade complementar à exposição atualmente patente na Biblioteca, convidamo-lo a conhecer de perto uma das técnicas mais usadas na genética, em biologia e em medicina em geral, a eletroforese.
A inscrição para participação pode ser feita através do link https://shorturl.at/QkWGK ou do telefone 295 401 000.
Nota Biográfica
António Carlos Leal é licenciado em Biologia desde 2003 pela Universidade dos Açores e Mestre em Educação Ambiental pela mesma academia, desde 2011. Desde junho de 2008 é membro integrante do Observatório do Ambiente dos Açores - Centro de Ciência de Angra do Heroísmo, onde trabalha na divulgação de ciência e educação ambiental.
Isabel R. Amorim é licenciada em Biologia - Zoologia (Científico) desde 1994 pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e doutorada em Biologia desde 2005 pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles. É investigadora na Universidade dos Açores desde 2007 a trabalhar em biologia evolutiva e conservação da biodiversidade.