Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Conversa sobre Fibras Vegetais promove diálogo entre produção artesanal e a sustentabilidade nos Açores

  • Colóquios/Conferências/Debates/Colloquiums/Conferences
  • Museu Carlos Machado - Igreja do Colégio
  • 2025-09-20 às 14:30
As fibras vegetais endógenas utilizadas na produção artesanal tradicional contemporânea e a sua relação sustentável com o território e a paisagem. Será este o tema da Conversa sobre Fibras Vegetais, uma iniciativa da Direção-Geral das Artes, através do Programa Nacional Saber Fazer Portugal, em colaboração com o Centro de Artesanato e Design dos Açores (CADA) e o Museu Carlos Machado, agendada para o próximo dia 20 de setembro (sábado), às 14h30, no Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada, Açores.
Oradores:
João Paulo Constância, Diretor do Museu Carlos Machado;
Alexandra Andrade, Coordenadora do Centro de Artesanato e Design dos Açores – CADA;
Rosário Andrade, Técnica Superior dos Serviços de Desenvolvimento Agrário de São Miguel;
Mariana Lopes, Coordenadora da RARA;
Aida Bairos, artesã de cestaria em vime;
Vanessa Melo, artesã em folha de bananeira;
A conversa será moderada por Helena Martelo, da Direção-Geral das Artes | Programa Nacional Saber Fazer Portugal.
A iniciativa integra-se no Laboratório de Intervenção Territorial “Açores: Do Oceano, As Artes”, um projeto coorganizado pela Direção-Geral das Artes, através do Programa Nacional Saber Fazer Portugal, em colaboração com o Centro de Artesanato e Design dos Açores – CADA, o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, em parceria com o Plano Nacional das Artes.
Paralelamente, está patente no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas a exposição «Produção artesanal portuguesa: a atualidade do saber-fazer ancestral», aberta ao público até 12 de outubro.
CONTACTOS PROMOTOR:

Convento de Sto. André
9500-075 Ponta Delgada
Telefone: 296 202930
Fax: 296 629504
Email: [email protected]

Ilha: São Miguel
Concelho: Ponta Delgada
Sítio: http://museucarlosmachado.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.