Festival Music Azores'25
ao Encontro da Europa
Precisamente subordinado ao tema Ao Encontro da Europa, Music Azores está de volta, resultado de um encontro de vontades, talentos e competência técnica. Este ano a Temporada Musical acontecerá de 14 a 23 de novembro nas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, São Jorge, Faial e Pico, com um programa multifacetado que colocará em diálogo repertórios de música antiga e música dos nossos dias.
Acima de tudo, e numa linha de continuidade e inovação, Music Azores aposta em revitalizar a riqueza do património histórico da música contemporânea, num tempo em que os nossos ouvidos, por questões de preconceito e constrangimento, estão mais sintonizados à chamada “música clássica”. Daí a necessidade de trazer repertórios que tragam um outro aprumo conceptual: diferentes estéticas musicais, novas linguagens, outras sonoridades.
O Museu Francisco de Lacerda acolhe no próximo dia 17 de novembro, pelas 21 horas, o concerto Mütter & Tertuliano – “Amidst /Entre”.
Bertl Mütter, trombone / Antonino Tertuliano, contrabaixo
«Amidst / Entre» significa «no meio», mas também «entre». Pode referir-se ao espaço entre dois encontros: cada um vem do «seu» mundo, aproximam-se um do outro e encontram-se no meio. Mas este «meio» requer sempre a mediação de locais, instituições e, mais importante ainda, pessoas que o tornem possível. No MU SIC AZORES, estas condições estão reunidas da forma mais gratificante, e por isso temos o prazer de apresentar a nossa interpretação conjunta, aqui, no meio do Atlântico, contribuindo assim para a reconstrução sensorial daquele continente lendário que a humanidade intui sob o nome de ATLÂNTIDA. Na orquestra sinfónica clássica, o contrabaixo e o trombone desempenham um papel próprio e bastante especial. Se o contrabaixo fornece a base inabalável de tudo, o trombone muitas vezes estabiliza e define a harmonia propriamente dita com os seus tons quentes. Como solistas, ambos ficam mais em segundo plano, mas o seu enorme potencial está sempre imanente e disponível a qualquer momento, por exemplo, quando se trata de apontar o olhar para o submundo ou para o céu com efeitos luminosos sombrios. Na interação musical de câmara do duo, ocorrem coincidências particularmente gratificantes: os timbres e frequências do trombone e do contrabaixo «gostam» um do outro, de modo que o todo é mais (muito mais) do que a soma das notas tocadas. Com base nisso, Bertl Mütter e Antonino Tertuliano elaboraram um programa no qual se elevam com asas do canto, desde o gregoriano até sequências sonoras experimentais (sempre produzidas exclusivamente de forma analógica e sem amplificação): uma viagem fascinante ao meio termo, que é sempre onde estamos no momento. Outro entre é a distância entre gerações, mutuamente considerada atraente, da qual cada um pode beneficiar à sua maneira, para o prazer mútuo do conhecimento – e o do público interessado, que escuta com os ouvidos (e o coração) abertos.