Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


12 meses, 12 peças: dezembro

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu Francisco de Lacerda
  • 2025-12-09 até 2026-01-08

12 meses, 12 peças: dezembro

Fumigador

Equipamento apícola utilizado para acalmar as abelhas através da produção de fumo.

Composto por um fole (a parte de madeira e couro), que bombeia ar para uma câmara de combustão (o tubo superior de metal), onde o material combustível, aparas de madeira ou folhas secas, arde lentamente, produzindo fumo.

 

Contexto histórico:

Muito antes da invenção do fumigador por Moses Quinby, em 1875, já se sabia que o fumo tinha a capacidade de acalmar as abelhas; no entanto, não se sabe quando esta prática terá surgido. Na época da colheita do mel, os apicultores acendiam fogueiras junto às colmeias ou transportavam um ramo fumegante para conseguirem retirar o mel com mais segurança.

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua das Alcaçarias
9850-011 Calheta
Telefone: 295 416323
Fax: 295 416555

Ilha: São Jorge
Sítio: http://www.museu-franciscolacerda.azores.gov.pt/


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.