Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

César, Carlos Manuel Martins do Vale

[N. Ponta Delgada, 30. 10. 1956] Político, socialista. Ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 1977. De família tradicionalmente socialista, começou a sua actividade política, em Ponta Delgada, na Cooperativa Cultural "Sextante" que se tornou notada pelas acções cívicas de oposição aos governos de Oliveira Salazar e de Marcelo Caetano. Integrou a Comissão Dinamizadora da Comissão Democrática Eleitoral, em Ponta Delgada, em 1973.

A 26 de Abril de 1974, fundou a Associação de Estudantes do Liceu Antero de Quental, e, um mês depois, a Juventude Socialista nos Açores. Esteve entre os fundadores da União Nacional dos Estudantes Portugueses. Fez parte da Comissão Organizadora das primeiras comemorações do Dia do Estudante, em Portugal, após o 25 de Abril. Foi membro eleito da direcção da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

No Partido Socialista, foi eleito membro do primeiro Secretariado da Secção de Ponta Delgada e da delegação dos Açores ao I Congresso Nacional, na legalidade, e ao I Congresso Nacional da Juventude Socialista. Integrou a Comissão Nacional e o Secretariado Nacional Executivo da Juventude Socialista e foi presidente do seu Congresso. Entre 1988 e 1989, foi deputado à Assembleia da República quando integrou a Direcção do Grupo Parlamentar e as Comissões de Defesa Nacional, da Juventude e dos Direitos, Liberdades e Garantias. Em 1995, acrescentou à sua qualidade de membro da Comissão Nacional e da Comissão Política Nacional, a sua eleição para o Secretariado Nacional, de que continua a fazer parte.

Nos Açores, foi presidente da Assembleia de Freguesia da Fajã de Baixo, de 1993 a 1997, e membro da Assembleia Municipal de Ponta Delgada. Eleito deputado à Assembleia Regional, em Janeiro de 1981, integrou, pouco tempo depois, a Direcção do Grupo Parlamentar e várias comissões parlamentares, tendo sido presidente da Comissão dos Assuntos Económicos. Mais tarde, viria a ser eleito vice-presidente. Líder do Partido Socialista, de 1983 a 1985, foi eleito presidente, em 1994. Nesta qualidade venceu as eleições legislativas regionais em 1996 e em 2000, com 46% e 49,2% dos votos expressos, respectivamente.

Foi empossado como Presidente dos VII, VIII e IX Governos Regionais dos Açores em Novembro de 1996, de 2000 e de 2004, respectivamente. Nessa qualidade, é membro do Conselho Conselho de Estado, do Conselho Superior de Defesa Nacional, do Conselho Superior de Segurança Interna e do Conselho Superior de Protecção Civil. É, também, membro titular permanente do Comité das Regiões da União Europeia e do Comité dos Poderes Regionais e Locais da Assembleia da Europa.

É autor de diversas comunicações a colóquios e conferências, realizadas nos Açores, no país e no estrangeiro, e de vasta colaboração dispersa pela imprensa e televisão regionais. Luís M. Arruda (2006)

 

 

Adenda
(…)
Foi membro do Conselho Superior de Defesa Nacional, do Conselho Superior de Segurança Interna e do Conselho Superior de Proteção Civil. Foi presidente da Conferência de Presidentes das Regiões Ultraperiféricas e vice-presidente da Mesa do Comité das Regiões da União Europeia. No Comité das Regiões integrou as Comissões de Recursos Naturais (NAT) e da Comissão de Cidadania, Governação e Assuntos Institucionais e Externos (CIVEX). Foi, também, membro do Bureau Político da Assembleia das Regiões da Europa, membro do Bureau Político e Presidente da Comissão das Ilhas da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa, bem como, durante vários anos, Presidente do Eurodisseia. Integrou igualmente o Congresso dos Poderes Regionais e Locais da Conselho da Europa, entre outros organismos externos. É membro do Conselho de Fundadores da Fundação Res Publica. Carlos César destacou-se sempre pela defesa da vocação marítima e atlântica portuguesa e da relação bilateral privilegiada com o continente americano e, em particular, com os Estados Unidos da América.
Continua a ser Presidente Honorário do PS/Açores. É o Presidente do Partido Socialista português desde 29 de novembro de 2014, foi presidente do Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da República, e é membro do Conselho de Estado de Portugal e Vice-Presidente da Internacional Socialista desde 2016.
Foi eleito deputado na Assembleia da República na XIII legislatura (2015/2019), tendo sido escolhido pelos seus pares como líder do grupo parlamentar do PS. Foi eleito membro do Conselho de Estado em dezembro de 2015, pela Assembleia da República, tendo sido reeleito em 2019.
A 19 de fevereiro de 2013 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo. Ranu Costa (2022)