Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura

Visitas Virtuais aos Museus dos Açores

A evolução das novas tecnologias permitiu criar novas abordagens do conhecimento cultural e, consequentemente, novas interpretações dos conceitos que estavam associados às diferentes vertentes culturais.

Atualmente, o papel dos museus não é o de um expositor de objetos mas um meio de veicular o conhecimento à sociedade, através de dinâmicas e interações que estabelecem pontes entre o passado, o presente e o futuro.

Um museu não cabe dentro de si; como não cabe dentro de uma localidade, de uma comunidade ou de uma sociedade.

Um museu não se forma por si; sem o cruzamento da história, dos povos e da evolução, as peças que o integram não fariam sentido, não contariam histórias que nos deslumbram, nem descodificaríamos alguns dos seus mistérios sem a ajuda da ciência e do conhecimento.

Com o projeto “Visitas Virtuais aos Museus dos Açores”, a Direção Regional da Cultura pretende dar a conhecer ao mundo uma parte da riqueza do património cultural dos Açores, no âmbito da Sociedade do Conhecimento e da dinâmica cultural que aproxima os povos.

As visitas virtuais aos Museus dos Açores permitem também a audição de textos que estão associados às várias etapas das visitas: desde o exterior dos edifícios, com a descrição dos imóveis, a alguns dos espaços e percursos dos Museus.

A sonorização das Visitas Virtuais contou com a colaboração da RTP/RDP Açores. Voz: João Gamboa.

Prémio "Informação Turística" atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), em 2013.

  • Museu da Graciosa

  • Museu Regional de Angra do Heroísmo

  • Museu da Horta/Casa Manuel de Arriaga

  • Museu Carlos Machado / Núcleo de Arte Sacra

  • Museu do Pico / Polo dos Baleeiros

  • Museu do Pico / Polo da Indústria Baleeira

  • Museu do Pico / Polo do Vinho