Na próxima sexta-feira, 1 de junho pelas 21h00, decorrerá mais um Grémio das 9 em que participará André Bradford que abordará “O erro de Tocqueville – de ‘Da Democracia na América’ à mediatização da política".
No relato da sua viagem americana da década de 30 do século XIX, que é sobretudo uma indagação acerca dos princípios fundamentais da novidade democrática, Tocqueville atribui à liberdade de imprensa e aos jornais o poder de formar as opiniões dos homens reproduzindo as opiniões das várias forças da sociedade. Quase sem limites, proliferando por todo o território, os jornais fazem circular a vida política e dão testemunho da intensa dinâmica associativa e cívica do Novo Mundo. São, por isso, instrumentos essenciais do sistema democrático.
Quase dois séculos volvidos, alterando-se radicalmente a paisagem mediática e também o exercício da política, as recentes teses da mediatização demonstram que Tocqueville, que acertou em tanta coisa, terá falhado na crença de que a comunicação social apenas intermedeia e de que a política apenas a utiliza como veículo. A democracia não é apenas relatada pela comunicação social; ela faz-se e refaz-se através dos media. E esse poder é muito mais decisivo do que o de formar opiniões.
O Grémio das 9 pretende ser não só um momento de partilha de leituras e de conversas sobre autores ou de lançamento de livros, mas também, a propósito dos livros, um momento de reflexão centrado na discussão de grandes ideias que perpassassem pela História da Humanidade e que tornaram o que hoje somos.
André Bradford nasceu em S. Miguel, em 1970, filho de pai americano e mãe açoriana. Licenciou-se em Comunicação Social, na Universidade Católica Portuguesa, e, enquanto jornalista, trabalhou no Diário de Notícias e foi Adjunto do Diretor no Açoriano Oriental. Em 2000, assumiu funções de assessoria de imprensa no Governo Regional e, logo depois, foi Assessor do Presidente do Governo, primeiro para a Cooperação Externa e mais tarde para os Assuntos Políticos. Entre 2008 e 2012, foi Secretário Regional da Presidência do X Governo Regional. Assumiu igualmente, durante três anos, a representação da Região no âmbito do Acordo de Cooperação e Defesa entre Portugal e os Estados Unidos. É, desde 2016, Presidente do Grupo Parlamentar do Partidos Socialista na Assembleia Legislativa.
É doutorando em Ciências da Comunicação, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. É casado e tem quatro filhos.