O documento em destaque deste mês é uma partitura impressa, a única desta tipologia de que há registo na Coleção de Manuscritos Musicais do Arquivo Regional de Ponta Delgada[1]. Trata-se de 6 concertos para instrumentos de tecla, de uma compositora italiana que viveu entre os séculos XVIII-XIX.
A compositora em questão é muito pouco conhecida no meio musical, Maddalena Laura Lombardini, nascida em Veneza a 9 de dezembro de 1745, onde faleceu a 18 de maio de 1818.
Nascida no seio de uma família nobre mas empobrecida, de Veneza, Maddalena Lombardini começou a estudar violino com o grande violinista e compositor Giuseppe Tartini (1692-1770) e seguiu uma carreira musical, invulgar à luz da época, sendo violinista, compositora e também cantora. Foi reconhecida especialmente por ter sido discípula de Tartini e destinatária de uma carta deste que se tornou um verdadeiro tratado de técnica do violino. Casou com o violinista Ludovico Sirmen, cujo apelido passou a usar e com quem iniciou numerosas tournées pela Europa, que prolongou, já sozinha, até meados da década de 1780.
A obra em destaque são os Seis Concertos para Cravo ou Pianoforte, concertos originalmente compostos para violino e orquestra, mas adaptados para estes instrumentos de tecla por Tommaso Giordani[2]. É preciso notar que nesta época o cravo já se encontrava em desuso e o pianoforte (instrumento ancestral ao piano atual) estava a tornar-se um dos instrumentos principais das composições de Haydn, Mozart e Beethoven. Pelo frontispício da impressão destes concertos, vê-se que foram impressos em Londres, para William Napier, que se sabe ter sido Music Seller to Their Majesties.
Este documento pertence à Coleção de Manuscritos Musicais, que contém cerca de 300 manuscritos com proveniência de alguns dos extintos conventos franciscanos de Santo André e São João Evangelista, em Ponta Delgada. Não se sabe a proveniência ou o motivo desta obra estar incluída num conjunto de partituras manuscritas sacras. Este impresso está incompleto, visto que acaba na página 50 e deveria acabar na página 52, com o final do último concerto transcrito. No canto inferior direito da capa, tem uma assinatura agora ilegível, começada por M, que poderá ser Martins.
Como curiosidade, refira-se que Maddalena Lombardini Sirmen compôs pelo menos: 6 Trios para cordas (op. 1), 3 Concertos para violino (op. 2), 6 Concertos para violino (op. 3 – que dão a transcrição para estes concertos para teclas), 6 Duetos para dois violinos (op. 5) e uma Trio Sonata para 2 violinos e baixo (P.L.2.2).
Título original: Six / Concertos / for the / Harpsichord / or / Piano Forte / Composed by / Madelena Laura Syrmen / adapted for the Harpsichord by / Sig.r Giordani / Price Single 7s:6, with Accompanyments 1£:1s / London Printed for W.m Napier, Corner of Lancester Court / Strand, where may be had the above Concertos for the Violin / price 1£:1s and a Set of Quartettos by Madam Syrmen pr 10s:6.
[2] Compositor italiano que, a partir de 1753, viveu entre Londres e Dublin, onde faleceu em 1806.
Ver documento do mês | janeiro 2025
____________
Ficha técnica
Coordenação - Jorge Frazão de Mello-Manoel e Odília Gameiro | Pesquisa - Francisco Cymbron Cabral e Jorge Frazão de Mello-Manoel | Seleção e texto - Francisco Cymbron Cabral | Design - Anabela Carvalho Cabral | Transferência de suporte - Alexandra Travanca | Divulgação - Anabela Carvalho Cabral, João Araújo e Sónia Freitas