Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Matraca | Vitrine de Curiosidades

  • Exposições/Exhibitions
  • Museu de Angra do Heroísmo
  • 2025-04-01 até 2025-05-04 às 10:00

A rubrica do mês destaca um objeto de percussão e de entrechoque, comumente conhecido por matraca, proveniente da Igreja de Nossa Senhora Guia do Convento de São Francisco.  A sua origem histórica remonta ao século VII, quando a Igreja Católica proíbe o tocar dos sinos entre a quinta-feira e o domingo de Páscoa, pelo que competia ao sacristão convocar os fiéis para a via-sacra, as confissões, penitências e pregações, matraqueando pelas ruas.

Hoje persiste sobretudo em contexto processional.

A peça integra a Unidade de Gestão de Instrumentos Musicais do MAH.

--

Até 4 mai . 2025   Museu de Angra do Heroísmo. Sala do Edifício de São Francisco | Memórias

 
CONTACTOS PROMOTOR:

Museu de Angra do Heroísmo
Ladeira de São Francisco
9701-875 Angra do Heroísmo
Telefone: 295 240800
Fax: 295 213137

Ilha: Terceira
Concelho: Angra do Heroísmo


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.