O Ecomuseu do Corvo irá promover, pelo quinto ano consecutivo, o Dia Aberto dos Moinhos. Esta atividade irá decorrer no próximo dia 25 de abril, a partir das 14h30, sobre o mote “Moinhos que celebram Abril”.
Os moinhos de vento, tal como as eiras e a atafona do "Lourenço", são testemunhos de um passado não muito longínquo, em que os cereais eram a base da alimentação e o trigo era a moeda que pagava os pesados impostos a que a comunidade corvina esteve sujeita até ao séc. XIX.
Neste dia pretende-se dar vida a este património, chamar a atenção para o inestimável valor patrimonial dos moinhos tradicionais, valorizar as memórias e as tradições a eles associadas, garantindo a sua salvaguarda e, em simultâneo, criar processos educativos e de capacitação da comunidade.
Com esta atividade pretende-se dar a conhecer à comunidade, principalmente aos mais jovens, todo o processo de moagem, desde a montagem das velas, ao rodar da carapuça e à sua fixação, a moagem propriamente dita, a travagem e controlo do grão da moagem, culminando no ensacar da farinha, pesagem e pagamento ao moleiro.
Para tal contaremos com a colaboração dos seus proprietários e dos anciãos, testemunhos vivos desta atividade, que assumirão o papel de guias intérpretes.
Em simultâneo, decorrerão outras atividades, nomeadamente, mostras artesanais, uma caça aos ovos, para os mais jovens, jogos do património e desafios do "Falar Corvino", bem como outras ações associadas a este evento e à celebração do 51.º aniversário da Revolução do 25 de Abril.
Contamos com a presença de todos neste dia que também assinala a Liberdade, a Democracia e a Paz.
Obs: Sendo uma atividade ao ar livre a mesma está dependente das condições meteorológicas.