Governo dos Açores - Secretaria Regional da Educação, Ciência e Cultura - Direção Regional da Cultura


Oficina "Arte Bonecreira"

  • Ateliers/Cursos/Workshops
  • Todos
  • 2025-09-20 às 09:30

A ligação da ilha de Santa Maria com a Arte da Olaria advém desde os tempos em que se exportava o barro para as restantes ilhas dos arquipélago, matéria que estimulou a criação e a moldagem dos bonecos tradicionais e olaria.

Em Santa Maria, ainda que não tenha a tradição da Arte Bonecreira, é essencial que esta arte açoriana se mantenha viva e ativa em todas as ilhas. Desta antiga tradição de modelar o barro, se aprendeu as técnicas fundamentais para a conceção de peças artísticas.

 

The connection between the island of Santa Maria and the art of pottery dates back to the days when clay was exported to the other islands in the archipelago, a material that stimulated the creation and moulding of traditional dolls and pottery.
Although Santa Maria does not have a tradition of doll-making, it is essential that this Azorean art form remains alive and active on all the islands. From this ancient tradition of clay modelling, the fundamental techniques for designing artistic pieces were learned.

CONTACTOS PROMOTOR:

Rua Frei Gonçalo Velho s/n
9580-531 Vila do Porto
Telefone: 296 884 844

Ilha: Santa Maria
Concelho: Vila do Porto


Pesquisa

//and this too!

Em Foco:

A Agenda Cultural do portal Cultura Açores pretende facultar ao público o acesso à informação sobre os acontecimentos de carácter cultural em todas as ilhas dos Açores ou promovidos pelos Açores, no exterior do arquipélago.

Prestaremos um serviço sistematicamente mais eficaz, quanto maior for o número de agentes culturais a disponibilizarem informação sobre as atividades que promovem, contribuindo para a divulgação e promoção do calendário de eventos culturais dos Açores.

A Agenda Cultural dos Açores está à disposição de todos os promotores culturais, de forma acessível e gratuita. Para utilizar esta agenda, como meio de divulgação, contacte-nos através do e-mail [email protected] ou do telefone nr. 295 403 000 (Direção Regional dos Assuntos Culturais - Rede do Conhecimento dos Açores).

A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto/Direção Regional da Cultura não se responsabiliza pelas alterações, adiamentos ou cancelamentos de eventos divulgados através da Agenda Cultural dos Açores, que decorram de imprevistos e/ou incumprimento por parte dos promotores na atualização da informação sobre os mesmos.